Tunel do tempo (Salvino) - Nathan na Área

terça-feira, junho 09, 2015

Tunel do tempo (Salvino)


Salvino Damião Neto nasceu cidade de Pau dos Ferros, no interior do Rio Grande do Norte, em 1958, ano que o Brasil conquistava o primeiro título mundial de futebol. A sua ligação com o esporte bretão era algo inevitável e aconteceu de forma prematura para os padrões profissionais.
Ruim com a bola nos pés, Salvino percebeu que não teria chances jogando na linha. Resolveu apostar na mais ingrata das posições. Sem medo de bolada - ou de quase nada nessa vida - Salvino foi convocado para ser o goleiro titular do clube centenário Pauferrense na disputa do Matutão de 1972. Detalhe: com apenas 14 anos de idade.
Com a sua valiosa colaboração, Pau dos Ferros chegou à fase final do torneio viajando até a capital para enfrentar os melhores times. Goleiro menos vazado e campeão regional, Salvino foi cobiçado por grandes clubes, que acreditavam no seu futuro profissional. Mas, o Alecrim, de Natal, foi mais rápido e o contratou. Mesmo com a pouca idade, o time potiguar não hesitou e formalizou o primeiro contrato profissional do jogador.
No Alecrim, Salvino só permaneceu durante seis meses, tempo mais do que necessário para um dos maiores clubes da região o descobrir. Em 1973, o Sport de Recife o levou especialmente para as disputas da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em 74, já era o terceiro goleiro do Sport, com apenas 16 anos. Nos juniores, só voltaria a jogar nas decisões de campeonato contra os rivais Náutico e Santa Cruz. Resultado: foi tricampeão estadual desta forma.
Com 19 anos, e uma experiência considerável, Salvino jogou ainda no Botafogo-PB, Ferroviário-CE, Ceará-CE, ABC-RN, Tiradentes-CE, Maranhão-MA, Icasa-CE, Capela-AL, clube onde encerrou a carreira. No Fortaleza, sua passagem foi histórica, pois ajudou o time a quebrar um jejum de sete anos sem títulos.
um dos maiores nomes do Tricolor do Picí 

clubes por onde passou e conquistou títulos

Salvino parabeniza a Nathanzinho pelo belo trabalho, resgatando toda a historia do futebol da princesinha do Auto oeste Potiguar